11 costumes natalinos exóticos

Descubra como outras nações comemoram a data

O Pew Research Center estima que há pelo menos 2,2 bilhões de cristãos no mundo. O Brasil está em 2º lugar no ranking, atrás dos EUA. Já se perguntou como outras nações comemoram uma das datas mais representativas do cristianismo? Conheça os 11 costumes mais diferentes - e bizarros!

 

Áustria: a “simpática” criatura, meio demônio e meio cabra, é o oposto do bom velhinho: vem assustar e capturar as crianças que não se comportaram bem no Natal. O personagem também é famoso em outras partes da Europa, tanto que possui até festas temáticas para os adultos.

Ucrânia: é comum ver teias de aranhas enfeitando as árvores de Natal dos ucranianos. Reza a lenda que uma pobre viúva e seus filhos tiveram sua árvore, sem nenhum enfeite, decorada por teias de aranhas, e no primeiro raio de sol as teias se transformaram em ouro e prata, simbolizando a prosperidade no lar.

Noruega: para os noruegueses, as bruxas más podem vir roubar as vassouras da sua casa e para dar um passeio por aí! Reza a lenda que você deve esconder todas dentro das residências.

Suíça: anualmente, na pequena cidade de Samnaun, há uma competição local na casa de esqui do vilarejo que elege o melhor Papai Noel. Popularmente conhecida como “ClauWau”, conta com 100 participantes vestidos a caráter que encaram desafios como escaladas, circuitos com obstáculos, corridas de esqui e até decoração de biscoitos.

Groelândia: peru de Natal e salada de maionese? nada disso! Na Groelândia, o prato destaque é o Kiviak. Modo de preparo: ceife a cabeça de uma foca e costure-a feito um saco. Encha-a com vários Auks (pássaros típicos) e deixe o banquete enterrado e fermentando durante meses. Dizem que o gosto é semelhante ao queijo Gorgonzola.

Islândia: o folclore conta que o gato monstro se esconde na neve e devora aqueles que não ganharam nenhuma roupa nova no Natal. A tradição diz que somente as crianças que terminaram seus afazeres ganham as vestimentas para se salvar do gato Yule, que fica bisbilhotando os pequenos pelas janelas das casas.

Espanha: o "Caganer", figura de um homem defecando, é facilmente encontrado em cenários natalinos, inclusive junto com José, Maria e o menino Jesus. Dizem que a figura representa a fertilização do solo e também a prosperidade do ano seguinte. Se você não tiver um perto da sua árvore, melhor colocar já. Outra curiosidade específica da região da Catalunha acontece a partir do dia 8 de dezembro, quando um tronco enfeitado com rosto e pernas na parte dianteira é “alimentado” e cuidado pelas crianças, muitas vezes com direito a cobertorzinho. Na noite do dia 24, a ideia é cantar e bater com pedaços de pau no Caga Tió para que ele, literalmente, “defeque os presentes”.

Índia: mesmo representando só 2,3% da população, a parcela cristã da Índia ainda assim é formada por 25 milhões de pessoas! Apesar da celebração ser comemorada de forma similar às outras ao redor do mundo, pela falta de pinheiros para enfeitar, geralmente as árvores de bananas ou mangas são utilizadas.

República Tcheca: o Natal possui algumas tradições que podem contar o que te espera no próximo ano. As moças solteiras pegam um sapato de salto alto e o atiram por cima de seu ombro. Se a ponta dele cair em direção a porta, casamento à vista! Alemanha: achou, ganhou: a criança que encontrar um picles escondido na árvore de Natal ganha um presente extra, além de muita boa sorte para o próximo ano.

Nenhum dos códigos de desconto exclusivos disponíveis em nosso site podem ser publicados em qualquer outro website ou meio de comunicação sem o expresso consentimento por escrito por parte de CUPONATION Brasil. Todas as promoções são escolhidas por nossa equipe e estão corretas na data da publicação.

O CUPONATION Brasil é operado pela Promotrend do Brasil Serviços de Marketing e Divulgação Ltda. | CNPJ/MF 15.237.104/0001- 91

Rua dos Pinheiros, 498 - Pinheiros | CEP: 05422-000 | São Paulo - SP

Telefone de contato
+55 (11) 4302-3187

contato@cuponation.com.br

Diretores Representantes
Adrian Renner
Gerhard Trautmann

Copyright 2016 - CUPONATION Brasil. Todos os direitos reservados.