Uso da internet por crianças

Confira dados sobre a usabilidade da internet por crianças e jovens

O portal de descontos Cuponation fez um levantamento sobre os dados do uso da internet por jovens e crianças do Brasil.

Crianças online

Dados globais do uso da Internet

Enquanto enciclopédia de acesso fácil e repleta de informações constantemente atualizadas, a internet pode ser uma ferramenta muito útil para o aprendizado de crianças e adolescentes nos mais variados âmbitos. Segundo levantamento feito pela Viacom em 2017, crianças brasileiras entre 2 e 5 anos, passam 50% a mais de tempo semanal na internet do que a média global. As consequências de o uso da internet começar tão cedo se refletem nas preocupações dos pais quanto à formação que seus filhos terão e ao tipo de informação que eles têm acesso. De acordo com o CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil, só no ano passado 25 milhões de crianças, entre 9 e 17 anos, tiveram acesso à internet, mais de 90% via celular e, mais de 70% afirmou utilizar mais de uma vez por dia. Entretanto, há disparidades regionais quanto ao acesso nas diferentes regiões do país. Na região Sul, por exemplo, 93% das crianças têm acesso à internet, já na região Norte, apenas 77%. Esses dados referem-se especificamente ao acesso em casa. O Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings Group, compilou num infográfico interativo o ranking de acesso das crianças por região do país. São aproximadamente 42 horas por semana em frente as telas. A pergunta que fica é: O que eles fazem enquanto navegam na rede? A pesquisa TIC Kids Online Brasil apontou dados da usabilidade dos pequenos. 51% dos jovens utilizam para se inteirar das notícias e manterem-se atualizados. Esse dado aponta um aumento de 17% em comparação com 2013, quando apenas 34% usavam para esse fim. No campo do entretenimento, 8 em cada 10 crianças afirmaram usar seus dispositivos para envio de mensagens instantâneas. Mais de 70% usa o tempo navegando em plataformas de vídeo, música e outras redes sociais. Para além das redes de comunicação e de notícias, 76% dos entrevistados disseram usar a internet para realização de pesquisas para trabalhos escolares. Na região Norte, 76% das crianças afirmaram usar para esta finalidade. Confira o infográfico interativo com a lista das principais atividades realizadas online.Este uso com fim educativo relaciona-se com o posicionamento dos pais brasileiros. No levantamento da Viacom, 66% afirmaram que seus filhos são muito propensos a utilizar plataformas como o Youtube para consumir conteúdo pedagógico. De 4 pais brasileiros, quase 3 (72%) acreditam que a internet pode tornar seus filhos mais inteligentes. Na pesquisa do CGI, 70% dos pais disseram acreditar que as crianças têm um acesso com segurança. Todavia, esta percepção pode se dar porque os próprios pais não sabem como usar a rede.O uso monitoramento adequado pode proporcionar à criança ou ao jovem, mais aprendizado, além de um espaço mais democrático para exposição de seus ideais. No levantamento da Cetic, 40% dos entrevistados declararam se conectar para conversar sobre assuntos como cultura, 36% desses participam de grupos para discussão de temas como este. Veja os dados completos no infográfico.

Sobre o CupoNation

Nenhum dos códigos de desconto exclusivos disponíveis em nosso site podem ser publicados em qualquer outro website ou meio de comunicação sem o expresso consentimento por escrito por parte de CUPONATION Brasil. Todas as promoções são escolhidas por nossa equipe e estão corretas na data da publicação.

O CUPONATION Brasil é operado pela Promotrend do Brasil Serviços de Marketing e Divulgação Ltda. | CNPJ/MF 15.237.104/0001- 91

Rua dos Pinheiros, 498 - Pinheiros | CEP: 05422-000 | São Paulo - SP

Telefone de contato
+55 (11) 4302-3187

contato@cuponation.com.br

Diretores Representantes
Adrian Renner
Gerhard Trautmann

Copyright 2016 - CUPONATION Brasil. Todos os direitos reservados.