O mercado de eSports
no mundo

Entenda mais sobre o gigante mercado de lucros milionários.

O Brasil está em 3º lugar em audiência dos torneios de esportes eletrônicos.

 

 

Os esportes eletrônicos mostram a seriedade de um mercado consolidado: em 2016 o faturamento global chegou aos 493 milhões de dólares, e há a expectativa de alcançar 696 milhões de dólares em 2017, com a previsão de crescimento de 41,3% ao ano, chegando aos 1.488 bilhões de dólares em 2020, segundo a consultoria Newzoo. O Brasil já é considerado o 3º maior em audiência de torneios de eSports no mundo, ficando atrás da China e Estados Unidos, com estimativa de 11.4 milhões de espectadores entusiastas em 2017. Estes torneios abrem oportunidades não somente com a venda de produtos e ingressos, mas também para patrocínios e propaganda direta entre as desenvolvedoras dos jogos e os atletas, que contam com um grande preparo por trás de suas trajetórias. No Brasil já há espaços dedicados aos expectadores dos jogos casuais e torneios eletrônicos, além de contar também com o treinamento dos jogadores profissionais, as chamadas Gaming Houses. A consultoria também aponta que no Brasil o eSport mais popular entre os jogadores é League of Legends, representando 31% dos pesquisados, seguido por Counter Strike, (21%). League of Legends, ou LoL para os fãs, teve o campeonato (World Championship) que gerou a maior receita em 2016, 3 milhões de dólares. Pela primeira vez no Brasil houve a premiação dos melhores do esporte eletrônico nacional. Dividido em 15 categorias, sendo 11 técnicas e 4 populares, o evento denominado “Prêmio eSports Brasil” foi realizado pelo Grupo Globo dia 19 de dezembro, transmitido ao vivo pelo canal SporTV e na Twitch, principal site de streaming. O pioneirismo do evento também chamou a atenção pelo volume de fãs engajados: mais de 400 mil pessoas votaram para eleger seu ciberatleta favorito. Veja mais alguns dados no infográfico preparado pelo CupoNation, plataforma de descontos online pertencente ao Global Savings Group. Conheça os streamers com o maior número de seguidores e outros dados do gigante mercado dos esportes eletrônicos.